Um terço do Orçamento. Putin aprova investimento histórico na máquina de guerra
O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou no domingo o Orçamento do Estado para os próximos três anos, que prevê um investimento sem precedentes na defesa. São cerca de 127 mil milhões de euros em 2025, o que representa um terço do total do Orçamento.
O Orçamento russo para 2025 prevê gastos em defesa de 13,5 biliões de rublos (quase 127 mil milhões de euros) – o que representa 32,5% da despesa total do Governo. Este valor representa um aumento de 24,4 por cento (três biliões de rublos) em relação ao anterior recorde do investimento na defesa nacional estabelecido este ano.
O montante dedicado à defesa e à segurança nacional é superior ao orçamento atribuído conjuntamente à educação, saúde, economia e política social.
O novo orçamento prevê uma ligeira redução nos gastos militares em 2026 e 2027, de acordo com o documento aprovado em novembro por ambas as câmaras do Parlamento russo.
O valor recorde de investimento na defesa surge numa altura em que a guerra na Ucrânia entrou numa nova fase, depois de Vladimir Putin ter atacado uma cidade ucraniana com um novo míssil balístico hipersónico.
Na passada sexta-feira, o presidente russo ameaçou mesmo, pela primeira vez, atacar “centros de decisão” na capital ucraniana com recurso a esta nova arma – os mísseis balísticos Oreshnik.
Putin diz que esta é a resposta aos ataques ucranianos em solo russo com mísseis de longo alcance norte-americanos.